Saindo do Coliseu, passando pela Via Sacra, acabamos no Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II (Monumento a Vítor Emanuel II), que foi o unificador e primeiro rei da Itália unificada (1861-1878). Já falamos do monumento aqui.
A parte toda “destruída”, no vídeo é o Foro Romano, que conheci um pouco mais pra frente na passagem por Roma.
Desse ponto, tem-se uma vista legal da parte antiga de Roma, incluindo o Foro Romano e o Coliseu.
Na base do monumento fica o Museu da Unificação Italiana.
A batalha de Waterloo representada
O monumento foi um tanto quanto controverso desde sua construção e a população da cidade não ia muito com a cara dele. Para ser erguido, destruiu-se uma parte do Monte Capitolino, que preservava construções medievais. Também por conta de sua forma quadrada, ganhou apelidos como ‘máquina de escrever’ e ‘bolo de casamento’, esse último também por conta da cor branca, em contraste aos prédios amarronzados ao seu redor. Até que o governo decidiu olhar para o monumento como, de fato, um ponto turístico e hoje se fala mais bem dele do que em forma de críticas.
Hoje o monumento conta também com um elevador panorâmico onde o turista tem uma vista 360º de Roma. Obviamente, eu não lembrava/sabia de tudo isso. O Wikipedia é uma benção melhor do que fosfosol!
Agora apelando pra minha memória, a entrada no Monumento/Museu é gratuita, mas a subida no elevador é paga (e salgada!). Na época não sabia que de lá se tinha uma vista ótima de Roma. Eu acho que não sabia. Não apelem pra minha memória. Esse dia era 10/05/2010 e estamos em 17/05/2011, ou seja…
Detalhe de uma das laterais do munumento
Na frente ficam alguns guardinhas uniformizados cuidando de uma estátua belíssima que tem na frente (olha lá na primerira foto desse post) e tirando fotos com turistas (nem tirei com eles… putz!).
Bom, próxima parada: moedinhas e desejos na Fontana Di Trevi! (prometo tentar ser mais rápido).
Confira algumas outras fotos do Monumento e da caminhada até ele no álbum Italy no nosso Flickr.
Deixe um comentário