E 2 dias depois de voltar de Paris, passamos o dia em Cardiff, no País de Gales, cidade natal da minha professora-cantora preferida, Louise Latham. Cardiff não é tão longe de Londres, então decidimos ir de ônibus, mas nos tomou 4h pra ir e 4h pra voltar, com um intervalo de 5h pra conhecer tudo. Conversando com a Louise, ela concordou que talvez fosse suficiente, até pelo tamanho da cidade, que não é grande.
Rolou alguma “urucubaca braba” porque foi o ônibus estacionar em Cardiff começou a chover (a chuva só realmente parou quando embarcamos pra voltar, não é brincadeira). O Ga ficou super de mal-humor, tanto é que nem foto quase ele quis tirar. Mas tentamos manter o bom-humor, afinal iríamos conhecer uma nova cidade.
Realmente tem uma atmosfera muito bacana rondando ali. Tem tudo (ou quase) que tem de bom em Londres, sem o caos, numa proporção menor e mais calma. Como bem definiu Louise, é uma “lovely city” (cidade adorável).
A primeira (e principal) parada foi o Castelo de Cardiff, que não tem construções tão imponentes quanto Windsor, mas além de ter seu valor para a cidade, foi importante para a história da Europa em certo ponto.
A família que residia no castelo era (e ainda é, eu acho) dona de quase toda Cardiff. Pegamos o audio-guide em português (de Portugal) pela primeira vez, por curiosidade e o cara só falava dessa família. Aliás, foi MUITO engraçado ouvir o cara falando sobre o tal “perímetro amuralhado do castelo” com um forte sotaque luso! Virou piada pra gente. Tenho medo de quando formos pra Portugal. =P
Perto do castelo fica o Millenium Stadium, principal casa para os tão importantes jogos de rugbi dos galeses. Acabamos nem visitando, mas ficamos na vontade.
Visitamos também a “casa”, dentro dos terrenos do castelo. Tinham algumas salas bem legais, como a do vídeo abaixo. E em todo lugar eles usam diferentes animais como decoração, achei o máximo. Não eram só leões, unicórnios e pássaros, como geralmente. Vi jacaré, javali, coelho, salamandra, macaco, entre outros. Bem interessante…
Saindo do castelo passamos num ponto obrigatório em qualquer cidade que passamos: a loja de souvenirs. Comprei um dragão vermelho (símbolo da cidade) mara! Mais pra frente faço um post só sobre souvenirs. De lá pegamos o ônibus, que não tem 2 andares, mas tem 2 partes (sanfonado), e fomos para Cardiff Bay (Baía de Cardiff). Tem uns prédios bem interessantes por lá.
O que é interessante também é que eles falam inglês, mas o galês é a língua local e a gente nem sabia, ela não é tão intensa assim hoje, mas ainda existe e está exposta pela cidade.
Por conta da chuva não aproveitamos nada, nem tiramos muita foto, mas ficou a vontade de voltar lá. Como não sai tão caro, talvez façamos isso antes de tomar o rumo para o Brasil.
Cardiff, wait for us (again)!
4 Comentários
Silvana
9 de maio de 2010 às 21:02Oiii adorei, muito lindo o castelo!!!<br /><br />Pena que estava chovendo, mesmo assim deu pra aproveitar pelo que vi hehehehehe!!!<br /><br />Beijão saudadesss Sil!!!
Maria Flávia
11 de maio de 2010 às 14:28Oi Rafael!<br />Gostei muito do post! Quanto saiu o preço do ônibus e gastos nesse dia em Cardiff?? É um dos lugares que quero ir quando chegar por aí..<br />Abraços
... Sonic Loungescape™ ...
15 de maio de 2010 às 01:17Chama árabe por conta da decoração estilo árabe …… É as aulas de história da arte serviram para alguma coisa ….
Love is GREAT: Viaja Bi! e Viagem Primata vão pro Reino Unido 🇬🇧 | Viaja Bi!
3 de agosto de 2016 às 12:03[…] Vamos conhecer a cidadezinha encantadora de Hay-on-Wye, muito conhecida pelos livros. Tudo é livraria lá, os bombeiros, o castelo, o cinema! Depois de conhecer a cidade, seguimos para o National Park e depois para a cidade de Cardiff, onde o Rodrigo vai fazer um walking tour pelo centro cívico, que inclui a Universidade de Cardiff, o Temple of Peace e o Welsh National War Memorial. O próximo prédio é o National Gallery and Museums of Wales e depois o Castelo de Cardiff, que eu já fui em 2010 (veja aqui). […]