Eita aninho complicado esse que tá acabando… Eu devo concordar com aquela piadinha que rolou nas redes sociais onde o Mussum fala de 2013: “Keanu Reeves”. Foi um ano onde aprendi pela dor, em vários aspectos da minha vida. Então ele não foi fácil, mas foi um dos anos em que eu mais cresci.
Esse ano aprendi com trabalho, amores, amigos, família, meu corpo, minha saúde, meus limites, e, claro, com as viagens. Elas simbolizaram, bem metaforicamente mesmo, muito aprendizado que eu tive em 2013. E, sem dúvida, me sinto mais preparado pra encarar 2014 de peito aberto com diversos novos desafios.
Tive as duas experiências em viagem mais fantásticas da minha vida. E, arriscaria, dizer, de toda minha vida, não só na categoria “viagem”. Esse presente veio da Escócia. Mas os outros lugares me agregaram demais. E, qual a melhor coisa de viajar, senão se conhecer melhor através de um mundo tão igual e tão diferente de você? Foi um ano difícil, mas intenso. De poucas viagens, mas bem significativas.
Bom, lá no início do ano, em fevereiro, fui passar um fim de semana esticado em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Foi uma viagem sem grandes expectativas no sentido turístico, mas foi inesquecível. Praias lindas, muitos momentos bons pra relaxar, muita diversão, praia à noite, conversas sobre a vida… Não tenho posts sobre essa viagem, mas recomendo as praias de Toque-Toque Pequeno e Toque-Toque Grande. Tudo ali pertinho de Maresias.
![]() |
Hora de relaxar, em São Sebastião |
Uma das experiências que mudou minha vida e o jeito de encará-la foi a experiência HelpX que eu tive no Cherry Tree Lodge, na Escócia. Passei 15 dias “trabalhando” em troca de alimentação e hospedagem nesse B&B perto do vilarejo de Saline, a 30 minutos de trem de Edimburgo, capital do país. Estar lá, em meio à natureza, isolado do mundo, comendo os ovos que as galinhas dali mesmo botavam, colocando a mão na terra e sentindo a energia dos highlands escoceses, foi demais. E mexeu muito comigo. Esse post que fiz sobre essa experiência marcou o retorno do blog depois de um período sabático de 1 ano e meio e foi uma das histórias mais legais que já contei por aqui. Vale a pena reler de novo aqui em português. E, se quiser compartilhar com algum amigo gringo que queira saber mais sobre esse tal de HelpX, como eu já fiz, aqui está a versão em inglês.
![]() |
Entrada do B&B Cherry Tree Lodge, onde vivi uma experiência inesquecível com o HelpX |
Nessa Eurotrip 2013, também passei pela Suíça. Fiquei hospedado na casa de um amigo espanhol em Lausanne, conheci a cidade e rapidamente seus arredores, como os vilarejos de Pully e Lutry. E essa passagem pela cidade dos Alpes foi em pleno calorão, quase sem neve nas montanhas, então deu pra passar uma manhã bem gostosa em Montreux, uma cidade ali pertinho onde fica o Castelo de Chillon e uma estátua em homenagem ao Freddie Mercury. Outra história que contei sobre o país foi um perrengue que passei num aniversário de família, mas você tem que ler o post inteiro pra entender. Só eu mesmo… =P
![]() |
Cidadezinha de Monteux, na Suíça, perto da estátua em homegem ao Freddie Mercury |
Falando em perrengues, fui convidado pelo Robson, do blog Um Viajante pra inaugurar uma série de posts sobre perrengues de viagem no blog dele. E inspirado por essa série, comecei uma aqui no blog chamada #PerrenguesOnTheWay, falando dos meus perrengues de sempre. Comecei contando como quase defumei a cozinha do hostel em Fort William, na Escócia. E, além do já mencionado sobre a Suíça, ainda detalhei como caí numa pegadinha da TV portuguesa numa visita a Lisboa, em Portugal.
![]() |
Esse ano, começou a série de perrengues no blog |
E na melhor viagem de 2013, eu aluguei um carro e saí de Edimburgo rumo à Ilha de Skye, ambas na Escócia, passando por várias cidades no caminho, incluindo o local de descanso do monstro do Lago Ness, adivinha onde é? Pois é, essa viagem foi muito incrível. A Escócia deve ter cerca de 15 dias de sol o ano todo, e eu peguei uns 13, estando os 4 dias dessa viagem de carro na parte ensolarada. Então você já consegue visualizar aqueles paisagens inacreditáveis com sol? Além do relato contado aqui, eu ainda preparei um vídeo que virou meu xodó (também disponível no YouTube). E não dá pra esquecer que nesse passeio, fiz também um roteiro de trem que passa pelo Glenfinnan Viaduct, aquele em que o carro voador do Harry Potter foge do Expresso de Hogwarts, sabe? Essa viagem me marcou muito por ser metaforicamente o momento que tomei a direção da minha vida em alguns aspectos e era só eu no controle. Foi importante e bem especial pra mim. Tanto que a foto destaque dessa postagem é a foto que ilustra o fundo aqui do blog. Essa estrada, meu “the way”, só dependendo de mim para caminhar.
O carro alugado na viagem de 4 dias pela Escócia era um Astra |
E não foi só de Europa que o blog viveu esse ano. Em setembro, fiz uma visita ao Rio de Janeiro e contei a experiência de ver Muse e Florence And The Machine ao vivo no Rock in Rio 2013. E, por incrível que pareça, a história que mais bombou, eu contei no finalzinho de setembro, mas ela aconteceu em outubro de 2012. Dei um panorama geral de como foi visitar a Praia de Tambaba, em João Pessoa, na Paraíba. Tenho a leve sensação de que ele ainda é um dos posts mais visitados porque lá é uma praia de nudismo. Será? Seu bando de safadinhos! Mas ó, foi mesmo uma delícia correr peladão pela praia. Duvida que fiz isso? Entra lá que tem até vídeo pra provar! Rá!
![]() |
Corri peladão na praia de nusdismo Tambaba, em João Pessoa / PB |
Falei também da Riviera Francesa (Côte D’Azur, em francês) algumas vezes, contando que eu vi a cara da riqueza em Mônaco e visitei a paradisíaca praia de Cap D’Ail. Cara, que lugar incrível, quero voltar lá o quanto antes!
![]() |
Que lugar feio, né, gente? Me leva de volta pra Cap d’Ail, Papai Noel? |
Pra comemorar o Dia das Bruxas no Brasil, publiquei uma série de posts sobre a visita aos estúdios Leavesden, onde foram gravados os filmes do Harry Potter. Pra um fã como, eu, foi de pirar o cabeção! Contei essa história em 3 partes: a primeira foi a visita ao Galpão J, a segunda ao backlot dos estúdios e a terceira ao Galpão K. Ainda naquele mês, expliquei melhor como funciona para você oferecer seu sofá no site Couchsurfing e em novembro incentivei as pessoas a explorar a cidade com mais gente linda por m². Sabe qual é? Não vou contar, só lendo a história toda mesmo!
![]() |
Miniatura do Castelo de Hogwarts utilizada para filmagem até o sexto filme da série Harry Potter |
Entre novembro e dezembro, soltei o verbo praquele pessoal que faz a lista de compras toda vez que você comenta que vai viajar. Sabe aquele “vê pra mim se tem lá” ou o “você pode trazer pra mim”? Tentei dar dicas de como se safar delas (você nunca conseguirá completamente, acredite) e de como as ferramentas do Google podem te ajudar no planejamento da sua viagem, de graça. Pra celebrar o fim do ano, uma boa pedida é passar o Ano Novo em Londres. Mas prepare-se pra pegar o melhor lugar da festa. E ainda teve o amigo secreto dos viajantes da RBBV, o Viajante Secreto.
![]() |
Como encarar os pedidos intermináveis dos amigos e familiares quando descobrem que você vai viajar? |
Pra fechar o ano com chave de ouro, cá estou eu, em Curitiba! Sim, estou blogando ao vivo diretamente daqui! Uhuuuu! Acalmem-se, tô coletando material pra postar o ano que vem. Já conheci um pessoal do Curitiblogando e passeei com o meu amigo Robson, do Um Viajante, que está me recebendo aqui. Maaaaaas, se você não aguenta esperar, dá um pulo na nossa fanpage do Facebook ou no nosso Instagram ou até no Twitter, que tem tira-gosto por lá! 😉
![]() |
Robson Franzoi, do blog Um Viajante e Rafael Leick (vulgo eu) aqui do The Way Travel no Parque São Lourenço, em Curitiba |
Espero que tenham se divertido tanto quanto eu esse ano aqui no blog e vejo vocês todos o ano que vem!
Um ano novo incrível, cheio de energia positiva, gente do bem e muitas viagens pra todos.
Feliz 2014! Até lá!
Assine nossa newsletter mensal (aqui na lateral direita do blog) e acompanhe as novidades também no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+. Confira mais fotos na nossa fanpage ou no Flickr e comente pra que o blog esteja sempre ativo.
É gostoso ouvir opiniões e sugestões!
Deixe um comentário