Quando é a próxima viagem? Pra onde vai? Acho que essas são as duas perguntas que mais tenho ouvido. Eis a resposta!
Em abril desse ano, daqui pouco mais de um mês embarco pra uma expedição na América do Sul com um projeto chamado Mundo Aberto, que idealizei junto com o Robson Franzoi, do blog Um Viajante.
E vamos explorar alguns pedaços do Chile e da Bolívia, incluindo o Deserto do Atacama e o Salar de Uyuni.
Confira agora nosso roteiro. Ele ainda pode sofrer alterações e é também por isso que estou escrevendo esse post. Se tiverem sugestões, dicas, conselhos, etc., estou aberto a ouvir. Dessa vez, invertemos os papeis e quem dá as dicas são os leitores do blog que quiserem compartilhar. E entenda também um pouquinho mais desse nosso projeto.
MUNDO ABERTO
A proposta é explorar o mundo por mais de um olhar, desbravar novos territórios com mais de um par de pernas e contar tudo isso aos nossos leitores em mais de um lugar. Idealizado por Rafael Leick (euzinho) e Robson Franzoi, o projeto vai se desdobrar em várias expedições ao redor do mundo, sempre feitas por pelo menos dois blogueiros. Vamos relatar cada experiência vivida nas expedições, desde pontos turísticos e belezas naturais até críticas detalhadas sobre meios de hospedagem e restaurantes da região, além, é claro, de dicas para aproveitar melhor a viagem e o roteiro sugerido.
Iniciaremos essa jornada em abril de 2014, na América do Sul, com a Expedição Chile/Bolívia. Nessa primeira empreitada, exploraremos espaços urbanos, como as cidades de Santiago e Valparaíso, no Chile e ambientes um pouco mais hostis, como o Deserto do Atacama, também no Chile e o Salar de Uyuni, na Bolívia. Durante 15 dias, eles registrarão paisagens naturais de tirar o fôlego e viverão experiências intensas que serão compartilhadas em ambos blogs, no site oficial do projeto Mundo Aberto, além de todas as redes sociais que envolvem os três veículos (olhaí nosso Facebook, Twitter e Instagram).
O Mundo Aberto está, como o nome sugere, aberto a parcerias com estabelecimentos no país de destino. Obviamente, nossa liberdade de expressão será respeitada, mas a intenção é que o local possa oferecer o seu serviço, como faz habitualmente e ter duas visões diferentes publicadas em locais diferentes. São duas visões de consumidores para potenciais consumidores desse serviço. Produziremos conteúdo em diversas plataformas, como texto, fotos e vídeos. Vale lembrar que os blogs são membros da RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, e seguem as boas práticas indicadas por ela.
![]() |
Foto: site oficial Mundo Aberto |
ROTEIRO CHILE E BOLÍVIA
A expedição terá duração de 15 dias e sairá de Curitiba (Robson) e São Paulo (eu), num voo com destino a Santiago, de onde partirão de avião pra Calama, no norte do Chile, que é de onde sai o ônibus para San Pedro de Atacama, a cidade-base para exploração do deserto. Durante 4 dias completos, conheceremos cada canto do local mais árido do planeta (#ansioso), em passeios que incluem:
– Valle de La Luna;
– Valle de La Muerte;
– Lagunas Altiplânicas;
– Salar de Atacama;
– Laguna Cejar;
– Caminata Cactus;
– Gêiseres de El Tatio;
– Pukara de Quitor;
– Salar de Tara.
![]() |
Deserto do Atacama, no Chile (foto: site oficial Mundo Aberto) |
De lá, partimos numa excursão de 3 dias na Bolívia – num veículo 4×4 (uhuuuulll) – que tem como destino final o povoado de Villa Mar. No caminho até lá, todo encanto que leva turistas a esse pedaço do país poderá ser visto em vários paradas, que incluem:
– Deserto de Daly;
– Laguna Verde;
– Laguna Blanca;
– Gêiseres de Sol de Mañana;
– Laguna Colorada;
– Deserto de Siloli;
– Laguna Honda;
– Chiarcota;
– Cañapa;
– Salar de Chiguana;
– Salar de Uyuni.
![]() |
Salar de Uyuni, na Bolívia (foto: site oficial Mundo Aberto) |
Nesse passeio, uma das noites de sono terá como hospedagem um hotel de sal. No retorno dessa excursão, faremos todo o trajeto de volta até Santiago e nos últimos dias da Expedição, dedicaremos nosso tempo a conhecer o melhor da cidade e dos arredores, como Valparaíso e Viña del Mar.
Mundo Aberto
mundo-aberto.com | Fanpage Facebok: /MundoAbertoXped | Twitter: @MundoAbertoXped | Instagram: @MundoAbertoXped
Viagem Primata
viagemprimata.com.br | Facebook | Twitter | Instagram | YouTube
Um Viajante
umviajante.com.br | Facebook | Twitter | Instagram | Google+
Confira o guia completo do Deserto do Atacama.
[ATUALIZAÇÃO]
Veja tudo que já postamos sobre esse mochilão Mundo Aberto, entre Chile e Bolívia:
– Ao vivo no mundo: Terremoto no norte do Chile
– Flamingos e sal petrificado no Salar de Atacama, no Chile
– Passeio para o Salar de Uyuni saindo de San Pedro de Atacama
– Hostel em Santiago, no Chile: Happy House Hostel
– O nascer do sol no Salar de Uyuni, na Bolívia
– Fotografando no Cemitério de Trens de Uyuni
– Roteiro em Viña Del Mar e Valparaíso, saindo de Santiago
– Agência de tours em San Pedro de Atacama: Ayllu Expediciones
– Carro quebrado no meio do Deserto do Atacama #PerrenguesOnTheWay
– Hostel em San Pedro de Atacama, no Chile: Campo Base Hostel
– Laguna Branca e Laguna Verde, paraísos naturais na Bolívia
– Passeio Valle de la Muerte e Valle de la Luna, no Deserto do Atacama, no Chile
– Lagunas Altiplânicas, o passeio mais bonito do Atacama
Tá indo pro Chile? Reserve sua hospedagem aqui.
* A cada reserva no Booking.com feita através dos nossos links e banners, o site repassa uma porcentagem da parte que eles ganham pro blog. Você não gasta nada a mais com isso.
Assine nossa newsletter mensal (aqui na lateral direita do blog) e acompanhe as novidades também no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+. Confira mais fotos na nossa fanpage ou no Flickr e comente pra que o blog esteja sempre ativo.
É gostoso ouvir opiniões e sugestões!
6 Comentários
lunna
1 de março de 2014 às 02:04Que legal Rafa! O roteiro ficou muito bom, uma pena deixar o Peru de fora! Sem dúvida o Salar é um ponto imperdível! Eu fiz quase o mesmo com a minha irmã e nós divertimos bastante!Com certeza estarei acompanhando! Abraços e boa viagem!
Rafael Leick
2 de março de 2014 às 18:34Lunna, tenho que tomar cuidado pra não deixar o Peru de fora mesmo hahahaha #piadainfame rs
Então, eu tô bem ansioso pra viagem. Vai ser diferente de tudo que já fiz e só tenho ouvido coisas boas sobre o roteiro. 🙂
Qual Salar você tá falando, o de Uyuni, o de Tara ou o de Atacama?
Ficou onde por lá? Acompanhe sim. Aqui e no Mundo Aberto. 🙂 Beijão
lunna
5 de março de 2014 às 17:06Haha! Eu bem que percebi que ficou algo dúbio, mas deixei assim pra descontrair um pouquinho hehe!
Viajar na Bolívia é muito legal, o único problema são os trajetos de ônibus, demoram demais, são desconfortáveis, você não sabe se sua mala vai sumir e sem contar os precipícios! No meu blog tenho vários roteiro sobre a América do Sul e Latina, viajo por ali desde 2002 e é um dos meus lugares
Rafael Leick
5 de março de 2014 às 22:58Flávia/Lunna! 😛
Na Bolívia, o roteiro será feito num 4×4 que pegaremos já en San Pedro de Atacama, no Chile.
Vou dar uma fuçada no seu blog também pra colher umas dicas. Você usou saco de dormir nessa viagem? bjs
Natália Kinsk
14 de fevereiro de 2015 às 20:03Cadê o roteiro final?
Rafael Leick
18 de fevereiro de 2015 às 20:24Oi, Natália.<br /><br />Todos os posts publicados até o momento estão disponíveis nos links sobre o Atacama e Uyuni:<br />http://www.thewaytravel.com.br/search/label/Deserto%20do%20Atacama<br />http://www.thewaytravel.com.br/search/label/Salar%20de%20Uyuni<br /><br />De qualquer forma, nosso roteiro final ficou bem parecido com esse que postei.<br />No Atacama, só não fiz Caminata Cactus e Pukara