Como alguns de vocês já sabem, em dezembro estou retornando ao Deserto do Atacama, como parte de um segundo mochilão no Chile. A agência de tours Ayllu Expediciones, que organizou os passeios da parte atacamenha expedição Mundo Aberto no ano passado, me convidou para voltar ao deserto e fazer alguns novos passeios esse ano e visitar lugares que já conheci, mas sob uma nova perspectiva. E vou te dizer que estou bastante ansioso e feliz com o convite.
O Atacama fez parte de uma das viagens mais incríveis que já fiz e, por ter outros destinos a desbravar, não estava nos planos um retorno tão logo. Então, estou radiante pela nova oportunidade de explorar o deserto mais árido do mundo.
Confira o guia completo do Deserto do Atacama, com gastos, passeios, dicas e mais.
Mas, Rafa, vem cá, tem tanta coisa assim pra ver num deserto?
Se você está fazendo essa pergunta é porque não viu as postagens que já fiz sobre o Deserto do Atacama aqui no blog. E deveria se envergonhar disso. 🙂 O deserto tem inúmeras possibilidades de passeios e conheci muito pouco pra suprir minha expectativa e vontade de “quero mais” com que voltei pro Brasil em 2014.

A rua Caracoles é a principal de San Pedro de Atacama, cidade base pra explorar o Deserto do Atacama, no Chile
E o que você vai ver nesse mochilão no Chile, Rafa?
Poxa, demorou pra perguntar, hein! 😛 Chego lá no dia 19 de dezembro e volto ao Brasil no dia 27, o que significa que vou conseguir ver o Papai Noel no seu trenó já que o Atacama tem o ceu mais limpo do mundo. Só vai ser difícil de encontrá-lo no meio de tanta estrela.
Mas bora lá que vou te contar o que vou fazer no deserto dessa vez.
MOCHILÃO NO CHILE: DE VOLTA AO ATACAMA
✈ DIA 1
Meu voo chega em Calama, onde fica o aeroporto mais próximo de San Pedro de Atacama, a cidade base pra exploração do deserto. A Ayllu vai me pegar e me levar até seu escritório, onde também funciona um hostel, onde ficarei hospedado, e um restaurante.
PAGO A LA TIERRA
A programação começa com a principal cerimônia atacamenha, Pago a la Tierra (Pagamento à Terra, em tradução livre), que é basicamente um oferta à Mãe Terra, agradecendo e homenageando o lugar de onde todos viemos e pra onde um dia retornaremos. O local é super místico, então tem melhor jeito de começar esse roteiro de 9 dias no Deserto do Atacama?

Pago a la Tierra, cerimônia tradicional do Atacama, em homenagem à Mãe Terra – Foto: Divulgação / Ayllu
TOUR ASTRONÔMICO
No ano passado fiz um tour desse tipo meio que pensando “ah, legal, mas né, ver o ceu e… só?”, não dando muita bola, mas foi incrivelmente surpreendente e papo de estrelas e universos sempre me interessam. E, repito, o ceu do Atacama é o mais limpo do planeta, por conta do deserto, que é também o mais seco do mundo, então quase não existem nuvens, o que possibilita uma visão mais limpa da casa dos ETs. 🙂
Veja como foi o passeio
✈ DIA 2
TOUR ARQUEOLÓGICO
Logo cedo, um tour que tem bastante a ver com a nova proposta do blog, de buscar raízes e o lado primata dos lugares. O passeio vai passar por Pukara de Quitor, que ficou de fora o ano passado, e Aldeia de Tulor.
TOUR DO VINHO AYLLU
No fim da tarde, a proposta vai ser conhecer a produção do vinho Ayllu. “Calmaí, Rafa… Dá pra produzir vinho no meio do deserto? É isso mesmo, produção?” É isso mesmo. Vou conferir, beber e volto pra contar pra vocês como foi. 🙂
✈ DIA 3
OBSERVATÓRIO ALMA
Esse talvez seja um dos passeios que mais estou empolgado pra fazer. O Observatório Alma é um projeto de colaboração e interesse internacional que fica no Deserto do Atacama, mas que tem apoio das principais bases de observação espacial dos EUA, Europa e Japão. Lembra que eu disse que o Atacama tem um dos ceus mais limpos do mundo? Facilita, e muito, a observação do Universo. E devemos ir até o Chajnantor Plateau, onde ficam as antenas gigantes! Quer dar uma pirada no rolê? Se liga nessa compilação de timelapses feita pelos caras de lá. Duvido não babar.

Antenas do Observatório ALMA, principal ponto de observação espacial do mundo – Foto: Christoph Malin / ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)
LAGUNA CEJAR (SOLSTÍCIO DE VERÃO)
A segunda parada do dia vai ser um retorno à Laguna Cejar, que só não é mais salgada que o Mar Morto, ou seja, você não afunda, por mais que tente. Acredite, tentei pular no meu mochilão no Chile de 2014 e fui quase espirrado pra fora d’água. E entrou água muito salgada nos olhos, nariz e garganta. Então não seja burrx esperto como eu, entre tranquilinho e não mergulhe a cabeça na água. 😉 Lá também vou aprender a fazer a bebida típica de San Pedro de Atacama, o Pisco Sour com Rica-Rica, uma planta local. E lá ainda rola um pôr do Sol que, pelo prometido, será com a lenda de Kimal Licancabur e Juriques Lascar. Esses são os nomes dos principais vulcões da região, o que será que posso esperar? 😮
✈ DIA 4
GEYSERS EL TATIO
Dia de acordar muito cedo, porque às 5h30 da matina começa a visita ao Campo Geotérmico El Tatio, onde ficam os geysers. É lá que vemos o nascer do Sol no meio do fumacê que sai da Terra. É incrível. E muito frio. E de alta altitude. Mas depois tem uma piscina natural aquecida pela água quente que brota do chão.
VALLE DE LOS CACTUS
O Atacama tem algumas regiões com vegetação bem exótica. O Valle de Los Cactus (Vale dos Cactos) é uma delas. Lá se faz um trekking por um vale que fica entre montanhas cheias de cactos gigantes, que chegam a 4m de altura e que tem milhares de anos. Por isso são protegidos pelo governo.
ENCONTRO VIAGEM PRIMATA DESERTO DO ATACAMA
A noite desse dia está reservada para um jantar mais tranquilo, com música ao vivo e um encontro com leitores e amigos que estejam também fazendo um mochilão no Chile. Então, se você estará no Deserto do Atacama nessa época de Natal, reserve a noite do dia 22 de dezembro pra nos encontrarmos por lá, pra curtir um jantar no estilo buffet. 😉
✈ DIA 5
LAGUNAS ALTIPLÂNICAS
Dia de voltar a um dos lugares mais lindos que já vi na vida, as Lagunas Altiplânicas. Visitar de novo as Lagunas Miscanti e Miñiques me faz uma pessoa muito feliz. 🙂 Quer entender o porque? Dê uma olhada nesse post do meu mochilão no Chile de 2014 sobre a minha visita. O lugar é encantador e muito cinematográfico.
Veja como foi o passeio
PIEDRAS ROJAS
Quem manja dos paranauês dos espanhol da vida, sacou que Piedras Rojas significa Pedras Vermelhas. E tem esse nome porque as pedras são vermelhas (claro, tonto!) por conta da concentração elevada de ferro oxidado a mais de 4.000m do nível do mar. #TENSO Não são todas as agências que fazem esse passeio e dizem ser um dos mais lindos também. Não fui na última vez, então estou ansioso pra conhecer.
Veja como foi o passeio
✈ DIA 6
SALAR DE TARA
Na véspera de Natal, o passeio é para o Salar de Tara, que dura quase o dia todo e passa por diversas paisagens diferentes. Paredão de pedra, lagoa, desertão só com areia pra todo canto, chão de pedras e até mega pedras gigantes no que parece um museu a ceu aberto. Um passeio muito, muito, muito legal de fazer num mochilão no Chile e que pouca gente acaba fazendo por levar um dia inteiro. Mas super recomendo! Foi lá que nosso carro quebrou e aí pude sacar que a agência, Ayllu, estava preparada pros imprevistos que, inevitavelmente, acontecem. Leia a história desse perrengue do ano passado.
✈ DIA 7
VULCÃO LASCAR
Pra comemorar o Natal, em pleno dia 25, e pra compensar o primeiro Natal longe da minha família 🙁 o passeio vai ser inesquecível e, sem dúvida nenhuma, um dos pontos altos dessa viagem. Vou subir até a cratera do Vulcão Lascar! E é alto pra lascar #trocadalhodocarilho, subirei a 5.492m de altitude. Tem noção? É alto pacas, o oxigênio é mais escasso e qualquer movimento do corpo é mais difícil. Eu já sofri com altitude da última vez (isso varia de pessoa pra pessoa), então tô um pouco receoso mas mega empolgado pra esse passeio. Será que consigo?
Veja como foi o passeio
VALLE DE LA LUNA (VALE DA LUA)
No primeiro dia da última Lua Cheia de 2015, nenhum passeio poderia ser mais propício pra fechá-lo que o Valle de la Luna (Vale da Lua, em Português). Lá pro final da tarde, chegarei ao local pra apreciar o pôr do Sol e a chegada da Lua. No ano passado, conheci o Valle e é um dos lugares mais cênicos pra fotografia.
✈ DIA 8
TREKKING DE GUATIN E TERMAS DE PURITAMA
Pra manter o ritmo puxado do dia anterior, farei o Trekking de Guatin e Termas de Puritama, que dizem ser um pouco puxado, mas o que eu podia esperar de um mochilão no Chile, né? A parte boa é que no final tem um momento de relaxamento nessa aguinha aí da foto! Fora que olha o tratamento VIP que vou receber da Ayllu. Tá achando que sou pouca porcaria, é? Não sou pouca não, sou muita porcaria. 😛

Dizem que o trekking Guatin Puritama é o mais puxado, mas relaxar assim depois, vale a pena, né? – Foto: Divulgação / Ayllu
✈ DIA 9
VALLE DEL ARCOIRIS
Pra fechar a maratona de passeios desse mochilão no Chile com uma chave colorida, vamos ao Valle del Arcoiris (Vale do Arco-íris). Vendo a foto, você já consegue imaginar de onde surgiu o nome, certo? Essa coloração se deve à presença de minerais nas montanhas. Parece que um arco-íris tomou um Dramin, viu as montanhas e falou “ah, vou ali tirar só um cochilo” e ainda não acordou, né? Obviamente minha vista vai ser lá do chão e não aérea, mas tô achando que vai valer bem a pena.

As cores do Valle del Arcoiris, no Deserto do Atacama, Chile – Foto: Adhemar Duro / adhemarduro.website
Daí é voltar pro hostel da Ayllu, empacotar tudo e partir pro aeroporto, porque meu voo parte rumo a São Paulo à tarde.
Acompanhe a viagem pelo Instagram e Facebook. E, no ano que vem, sai vídeo no YouTube, então já se inscreve aí. 😉
Confira o guia completo do Deserto do Atacama, com gastos, passeios, dicas e mais.
Tem alguma outra dica sobre esses locais? Deixe nos comentários pra ajudar outros viajantes!
O Viagem Primata cumprirá o roteiro desse mochilão no Chile a convite da Ayllu Expediciones, mas as opiniões aqui retratadas sempre serão as reais impressões do blogueiro.
17 Comentários
Eloah Cristina
10 de dezembro de 2015 às 09:37Eu quero! Me leva?
Adorei o roteiro. Gente, quanta coisa incrível para fazer no deserto, né?
Rafael Leick
10 de dezembro de 2015 às 13:21Pois é, Eloah, é um roteiro e tanto.
E tem coisa que ficou de fora que já fiz no ano passado, quando fiz junto com o Salar de Uyuni, na Bolívia. Se liga em como tava o roteiro:
http://viagemprimata.com.br/planejando-o-roteiro-do-mochilao-chile-e-bolivia/
É uma viagem incrível, econômica e inesquecível, sem dúvida nenhuma.
Recomendo vocês fazerem.
bjs
Matheus Melo
28 de dezembro de 2015 às 19:14Rafael achei o roteiro super legal.
Estamos indo em 4 malucos (as) fazendo um tour pela América do Sul de carro .
1 Dia em Montevideu
1 Dia em Buenos Aires
5 dias na Patagonia
10 Dias no Chile (Sul a norte)
3 Dias na Bolívia
7 Dias Peru
Vamos ficar 4 dias em San Pedro gostaria de sugestões e passeios que são indispensáveis para marinheiros de primeira viagem e se tiver dicas de outros lugares seria bem legal também.
Parabéns e muito sucesso para você!
Rafael Leick
28 de dezembro de 2015 às 19:40Oi, Matheus. Valeu pelo comentário.
Olha, no Atacama os passeios que eu acho mais imperdíveis são: Lagunas Altiplânicas (tem post aqui no blog), Valle de la Luna e Valle de la Muerte (tem post também é dá pra fazer no mesmo dia), Tour Astronômico (dá pra encaixar em qualquer dia à noite, marque nos primeiros dias porque se tiver encoberto, você pode fazer nos outros), Laguna Cejar + Ojos Del Salar + Laguna Tebinquinche (os 3 lugares são combinados e essa Cejar vocês podem entrar e não afunda por conta do sal), Geysers El Tatio (bem interessante), Tour Arqueológico (não é de natureza impressionante mas é muito legal pra entender o povo atacamenho), Termas de Puritama (que pode ser combinado com um Trekking pelo Valle de los Cactus). Esses passeios já completam 4 dias. Se tiver dias inteiros livres, acho super válido o Salar de Tara e a subida ao Vulcão Lascar. São passeios mais cansativos, mas que valem muito a pena fazer.
Do Atacama, você pode seguir pro Salar de Uyuni, na Bolívia. Acho que rola fazer com seu carro se for 4×4. É um passeio de 3 dias. Tem que ver se rola encaixar no seu roteiro. Mas é muito sensacional. Tem post no blog também sobre o passeio.
De Santiago, você deve ver o por do sol no Cerro San Cristobal, tomar sorvete no Empório La Rosa (considerada entre as 25 melhores do mundo), rodar pelo bairro boêmio Bella Vista e tem um museu pra crianças lá que chama Museu Interativo Mirador que tem um simulador de terremotos. Mas é interessante se tiver tempo.
Da pra fazer um bate-volta pra Viña del Mar e Valparaíso. Rola conhecer as duas em um dia. Eu fiquei 2 dias entre as duas (esse também tem post no blog).
Buenos Aires você vai ter um tempo muito reduzido, mas vá conhecer a Praça de Maio, onde fica a Casa Rosada e a Catedral Meteopolitana, a Calle Florida, La Boca e se rolar, jante em Puerto Madero (tenho um vídeo de 8 partes no canal de quando fui pra lá em 2008, fiquei 4 dias, veja se consegue pegar mais alguma dica de lá).
Patagônia, Montevideu e Peru ainda não conheço. Peru tô indo em fevereiro e março. Aí consigo te dar dicas depois. 🙂
Bom, é um resumão mas espero que ajude vocês. 😉
Na hora de fazer a reserva de hospedagens e seguro viagem, use os links aqui do blog pra dar aquela força beleza? O custo pra fazer por aqui não é mais alto. É o mesmo. Mas como sou afiliado eles me repassam uma parte do lucro deles.
E marque #viagemprimata nas fotos de viagem no Insta pra eu repostar beleza?
Abraço. Rafa
Como é subir o Vulcão Lascar, no Chile | Viagem Primata Viagem Primata
3 de janeiro de 2016 às 02:33[…] Veja o roteiro planejado para o meu 2º Mochilão no Chile, de volta ao Deserto do Atacama […]
Mochilão Deserto do Atacama, Chile (Guia) | Viagem Primata Viagem Primata
19 de janeiro de 2016 às 16:52[…] passeio incrível e inesquecível ao Salar de Uyuni ao final dessa primeira semana. Eu montei um roteiro de 9 dias no Atacama que faria agora em dezembro, mas você pode jogar o Tour Astronômico pra qualquer dia à noite e […]
marcelo
26 de janeiro de 2016 às 15:32rafael, boa tarde
show o seu blog, ja tirou varias duvidas…
mas ainda tenho kkk – estou planejando em ir entre set e out desse ano. São meses bons????
quantos dias seria necessario ficar e aproveitar tudo, incluindo o salar de uyini?
vc poderia dar uma ideia de preço ?? tipo hospedagem, alimetação, passeios etc… tudo que poderia ajudar..
somos do tipo do bom e barato kk
fico no aguardo abs
Rafael Leick
26 de janeiro de 2016 às 17:12Oi, Marcelo.
Poxa, valeu pelo elogio. Fico feliz de ter ajudado e mais feliz ainda porque vou poder te ajudar mais ainda!
Fiz um guia recentemente com todas essas informações que você precisa e mais um pouco rs
Olha só: http://viagemprimata.com.br/mochilao-deserto-do-atacama-chile-post-guia/
Não esqueça de na hora de reservar hospedagem, seguro viagem e comprar moeda usar os links do blog pra me dar um help (você não paga nada a mais por isso, bom deixar claro rs)
Dê uma olhada nesse post guia e vê se te ajuda. Tendo mais dúvidas, comenta lá que vou te ajudando também 🙂
Abs
Maria
1 de fevereiro de 2016 às 21:25Olá Rafael. Em média quantos reais ficaria o pacote de passeios? Lá se paga em dólar ou peso? Irei dia 25 de setembro e ficaria até o dia 03 de outubro. Adorei seu blog!!!
Rafael Leick
4 de fevereiro de 2016 às 23:30Oi, Maria.
Obrigado pelo comentário e desculpe a demora em responder, estava em Floripa. 🙂
Olha, nesse post eu fiz um guia sobre o Atacama e tentei prever os gastos, veja se te ajuda. 😉
Se fechar os passeios com a Ayllu, eles estão com um acordo agora em fevereiro e março de dar 30% de desconto nos passeios se você falar que é leitora do Viagem Primata \o/
Ah! O pagamento é feito em peso normalmente. Mas se fizer o pagamento antecipado, tente combinar com o Mike e ver se consegue de outra maneira.
Me conta depois se deu certo e já tô ansioso por você nessa viagem, você vai amar.
Brigadão pelos elogios.
bjs
murilo
30 de agosto de 2016 às 11:42rafa, blz? estou indo com minha mulher,chegaremos dia 23/12 em sao pedro la pras 12:00h e sairemos dia 31/12 pela manha, gostaria que me ajudasse com um roteiro dos passeios,estou meio perdido enquanto a isso,e estou querendo subir o vulca tambem 🙂 , estou com a SPACE fechada so para dia 27 a noite, se puder me ajudar agradeço muito, obrigado
Rafael Leick
31 de agosto de 2016 às 23:02Oi, Murilo, tudo bem?
Olha só, em dezembro, eu fiz basicamente meu roteiro nesse mesmo período.
Esse post que você comentou tem um exemplo de roteiro, dividido já por dias. Meu conselho é fazer o tour astronômico o quanto antes, porque se tiver tempo fechado, você tem outros dias pra fazer também. O que tiver de dúvidas sobre os passeios, fala aqui que vou tentando te ajudar.
Para o vulcão, reserve um dia inteiro, sem programação à noite, porque você vai chegar meio quebradão. Mas vale muito a pena!
Aconselho a dar uma lida nesse post guia que tá completaço com tudo sobre o Atacama:
http://viagemprimata.com.br/mochilao-deserto-do-atacama-chile-post-guia/
Qualquer coisa, grita.
Abs
Tati
6 de setembro de 2016 às 00:42Oi Rafa tudo bem!? Parabéns pelos posts! Super completos:)
Estou indo para o atacama e queria saber se você ouviu falar do passeio nas lagunas escondidas. Pelo que li você não fez ne? Sabe se é igual à Laguna cejar ou melhor/pior? Estou na dúvida entre elas ou fazer ambas.
O tour astronômico vc fechou direto com a space ou fez via Ayllu também?
Obrigada desde já!
Rafael Leick
6 de setembro de 2016 às 02:02Oi, Tati, tudo bem e você? Valeu pelos elogios! 🙂
Lagunas Escondidas eu não fiz não. A Laguna Cejar, pelo que vi, é mais cara, mas tem mais estrutura. As Lagunas Escondidas também me parecem uma boa opção. Li sobre nesse post do Casal de Mochilão, olha aí:
http://casaldemochilao.com.br/lagunas-escondidas/
Mas pelo menos uma das duas, faça! Vale a pena boiar lá rs
O tour astronômico eu fiz com a Space em 2014 (gostei muito da estrutura e do astrônomo francês) e com a Ayllu em 2015.
Espero ter ajudado. Bjs
Sanches
2 de maio de 2017 às 09:22Ola Rafael, tudo bem?
Parabéns pelo Blog. Inspira muito.
Como fazemos os translados para os locais?
De um ponto fixo (pousada, poe exemplo) conseguimos ir para todos esses lugares e retornar?
Existe alguma empresa, ou pessoa, que faz um especie de guia para viagens como essa?
Muito obrigado.
Rafael Leick
4 de maio de 2017 às 00:14Oi, Sanches, tem sim!
Eu fiz todos os passeios com a Ayllu Expediciones, do Mike. Em todos os passeios (e isso é padrão para todas as agências do Atacama) eles passam nos hotéis/pousadas/hostels buscando todo mundo e devolvem ao fim do passeio ou no hotel ou na agência, mas lá é tudo pertinho também.
Dá uma lida nesse post que tem o guia completo para visitar o Atacama.
Abs
Rafael Cormack
11 de novembro de 2017 às 15:29Fala, Rafael. Td bem?
To planejando essa viagem pro ano que vem, valeu pelas dicas, ajudaram muito.
Vc conseguiur ir no Chajnantor Plateau? Como se chega lá? Vi que o tour do ALMA é soh pelos laboratórios né?
Abraço!