Hey, Viajantes Primatas! É com muito orgulho que vou direto ao ponto! O Viagem Primata🐵 e o Viaja Bi!🌈, meu outro blog de viagens, focado no público LGBT, foram os únicos veículos do Brasil em 2016 a serem selecionados pela campanha Love is GREAT para uma viagem a convite do VisitBritain, o órgão de turismo do Reino Unido, com a intenção de cobrir a Brighton Pride, a maior Parada LGBT da Inglaterra, a Pride Cymru Cardiff, a principal Parada do País de Gales e ainda descobrir a história da região East Sussex, no sudoeste inglês.
E essa viagem já começa amanhã! Dia 4 os dois blogs desembarcam em Londres e seguem viagem por 10 dias. 😎
Só pra explicar, Love is GREAT é o braço LGBT do Turismo do Reino Unido! 💂🇬🇧
O que vai rolar nessa tal de Love is GREAT?
A Parada LGBT de Brighton (ou Brighton Pride) é a maior Pride no país e não é pra menos, já que ela rola nessa cidade na costa sul da Inglaterra super gay-friendly. Pra dar uma ideia, a Parada de Brighton chama mais atenção do que a de Londres! Sempre entre o fim de julho e primeira semana de agosto, durante uma semana no meio do verão europeu, as ruas de Brighton fervem com performances carnavalescas e um monte de gente com cara pintada entre muitas bandeiras do arco-íris.
Depois do final de semana da Pride, vamos conhecer o romântico interior britânico com uma viagem rápida para Hastings, que comemora esse ano o 950º aniversário da Batalha de Hastings. Também conheceremos a cidade medieval de Rye, que tem arquitetura no estilo semi-enxaimel (construções feitas com vigas de madeira bem tradicionais do interior britânico e alemão), que eu AMO! As “semi” têm “paineis” de algum outro material, que pode ser pedra ou tijolo, inclusive, entre as vigas de madeira.
Vai ser legal para ver de perto a vida inglesa bem tradicional com um cenário mega romântico para uma escapadinha de Londres, quando estiver curtindo a cidade.
Depois de cruzar a fronteira da Inglaterra, chegaremos ao País de Gales pra acompanhar a Pride Cymru, a Parada LGBT da cidade de Cardiff, chamada de Caerdydd em galês (a língua local). Ela é uma cidade moderna e cosmopolita e o calendário de eventos é pareado com qualquer outra capital da Europa.
Na área da baía de Cardiff Bay, ficam vários prédios importantes e o Millenium Centre, espaço de artes e eventos. Ali perto fica a atração Dr Who Experience, baseado no seriado britânico da BBC, e o edifício de ardósia e vidro que abriga o Parlamento Galês.
No centro de Cardiff, tem várias lojinhas independentes, o estádio imponente com teto deslizante e o vitoriano Castelo de Cardiff. E a Parada rola nos terrenos do castelo! Não é por menos que essa é a maior celebração de igualdade e diversidade do País de Gales.
Meu hein-viado especial para a Love is GREAT
Por conta de trabalho e agenda, não conseguirei estar lá pessoalmente. 😭 Mas, obviamente vocês não ficariam sem acompanhar essa! No meu lugar, vai um outro apaixonado pela Inglaterra e que, assim como eu, também teve sua temporada morando em Londres.
Pra essa missão super especial, eu convidei o Rodrigo Acosta, youtuber de Florianópolis, que mantém o canal Rdoriog (o nome parece complicado, mas é só Rodrigo embaralhado). 😀
Fui apresentado ao trabalho do Roro, como ele gosta de ser chamado, quando ele ainda estava fazendo Intercâmbio em Londres, curti e comecei a acompanhar. Em janeiro de 2016, fui pra Floripa para gravarmos juntos alguns vídeos pros meus canais e pro canal dele. Se liga quais foram:
Pro canal dele, o primeiro foi sobre o nosso Intercâmbio em Londres. (📹assista)
O segundo vídeo, aqui pro canal do Viagem Primata, foi do Desafio das Bandeiras que criamos. Tínhamos que mostrar bandeiras um pro outro, de países não tão conhecidos e o outro tentava adivinhar o nome do país. O Roro ganhou bonito, mas tá valendo! (📹assista)
O terceiro vídeo, dividido em duas partes, foi pro canal do Viaja Bi!. Ele já dá rabeira pra seguirmos no assunto, porque fala de Londres Gay!
Para o último vídeo, inicialmente, gravamos a TAG Viagem para o canal Rdoriog, mas ele perdeu o vídeo original, então usando a tecnologia, respondemos novamente, à distância, e aproveitamos para contar melhor sobre o que é essa viagem que ele vai fazer representando meus dois blogs. Que responsa, hein?
Acompanhe a viagem Love is GREAT
Vamos preparar conteúdos muito legais depois da viagem, quando o Rodrigo voltar, que você vai encontrar:
- Nos blogs: Viaja Bi! e Viagem Primata
- Nos canais do YouTube: Viaja Bi!, Viagem Primata e Rdoriog
Durante a viagem, você pode acompanhar, seguindo esses perfis:
- No Instagram: Viaja Bi!, Viagem Primata, Rdoriog e Rafa Leick
- No Snapchat: 👻viajabi, 👻rafaleick e 👻rdoriog
- No Facebook: Viaja Bi!, Viagem Primata, Rdoriog
- No Twitter: Viaja Bi!, Viagem Primata, Rdoriog e Rafa Leick
- Tentaremos fazer um Periscope no Viagem Primata ou Hangout Live no YouTube do Viaja Bi! (avisaremos no Snapchat, Twitter e Facebook quando vai rolar)
E agora que você já conhece o Roro e já sabe onde acompanhar a viagem, que tal saber o que a bi vai aprontar em nome do Viaja Bi! e do Viagem Primata lá na Terra da Rainha?
Programação Love is GREAT VisitBritain no Reino Unido
O Rodrigo sai de Floripa hoje, dia 3, e volta de Londres no dia 14, então prepare-se para uma programação intensa! Resumindo, a viagem passará por Brighton, East Sussex e Cardiff. Bora conferir o que ele vai fazer por lá:
🐵 4/8 | QUINTA 🌈
Chegada em Londres, check-in no incrível citizenM Tower of London Hotel, que tem vista pra Tower Bridge e Tower of London! Muito chique! No fim da tarde, vai rolar um jantar de boas-vindas do VisitBritain. ❤️
🐵 5/8 | SEXTA 🌈
Depois do café da manhã, partiu pra London Bridge pegar o trem até Brighton! A hospedagem é no hotel boutique Hotel Du Vin & Bistro Brighton (vê só as fotos do hotel no link e baba!).
Falando em babar, a próxima parada é no Brighton Royal Pavilion, um extravagante palácio construído para o Rei George IV, no estilo dos palácios indianos, pelo arquiteto John Nash. Depois, a galera vai refazer os passos do compositor Rossini, que tocava suas óperas em meio à loucura da Sala de Música e junto com Lord Byron, flamboyant bissexual, que fazia festas na Sala de Banquetes.
Do Brighton Pavillion direto pro Brighton Pier pra fazer o walking tour Piers & Queers, que foca no passado LGBT da cidade, passando pelo centro histórico e pelas praias com os contos da história gay de Brighton.
No tempo livre antes do jantar que o Visit Brighton vai oferecer no The Jetty, restaurante do Brighton Harbour Hotel & Spa, a sugestão que recebemos é explorar alguns eventos paralelos à Parada, como o Pride Arts & Film Festival ou o Pride Pleasure Gardens. À noite, a intenção é explorar a cena LGBT, que se concentra em pubs, bares ou até saunas🔥 principalmente na rua St. James Street no Kemp Town.
🐵 6/8 | SÁBADO 🌈
É o dia B, dia da Brighton Pride, que esse ano tem o tema “Unindo Nações”. Vai rolar a grande Parada pela cidade e depois uma festança no Preston Park, com palco principal, tendas de dança e uma “vila” comunitária. Depois da janta, O Rodrigo vai cair em uma das festas oficiais. Nesse dia, tem a Koochy para as lésbicas e, para os meninos, a Brut, a Pride Miami Beach with Handsome and Queer Nation e a Shine On. Comente aqui no post pra qual das três últimas baladinhas você quer mandar o Rodrigo que eu despacho ele! 😛
🐵 7/8 | DOMINGO 🌈
A manhã livre pra curar a ressaca depois de tanto fervo! 😛 Talvez role conhecer a maior torre de observação em movimento do mundo, Brighton i360, que inaugura dois dias antes! Antes de ir pra Pride Village Party, que rola em Kemp Town por dois dias, o almoço é no Pride Pleasure Gardens. A orla icônica de Brighton fecha o trânsito para a festa e milhares de primatinhas e bis vão curtir a festa durante um fim de semana que é também de arrecadações. A janta vai ser no restaurante SixtyFourDegrees, que figura entre os 40 melhores do prêmio National Restaurant 100 Awards List 2014.
🐵 8/8 | SEGUNDA 🌈
Bora de trem pra Hastings pela costa. Lá, entre as comemorações do 950º aniversário da cidade desde a Batalha de Hastings, em maio desse ano o Hastings Pier foi reaberto depois de um incêndio em 2010 e acabou sendo transformado no que eles chamam de “um dos piers com aparência mais descolada e legal do mundo”. Lá rola teatro, restaurante, shows, mercado de rua com produtos de fazenda,festivais de cinema, esportes urbanos e mais.
O grupo vai circular pela área da Courthouse St., que tem antiguidades, e passar para ver uma exposição antes do almoço, que rola no Webbe’s Rock-a- Nore. Aí o esquema vai ser caminhar pela George Street até Pelham Place, pegar uma bike por 5min até Source BMX, que é a maior pista de skate underground do mundo (em um spa desativado!). Dali, o Rodrigo vai pedalar por meia hora até De La Warr Pavilion, onde vai rolar uma outra exposição. Pausa pra um coffee break e bora pegar o funicular West Hill Lift e caminhar um pouquinho até o hotel The Old Rectory.
Dali umas horas vai ter noite de tapas no FILO (First In Last Out), que é um pub histórico que tem uma microcervejaria e depois do jantar, o esquema vai ser ver um filme no minicinema Electric Palace ou ir para algum dos pequenos pubs e bares na George Street, como o Whistle Trago.
Pra dormir, dessa vez o Roro vai dormir😴 no The Old Rectory, um B&B gay-friendly do século XVII, onde ele ficará por duas noites.
🐵 9/8 | TERÇA 🌈
Acorda, toma café e segue pela costa, de trem, pra um passeio de um dia em Rye, uma das cidades medievais que é melhor preservada na Inglaterra. É também onde fica o Museu do Castelo de Rye e a Igreja Saint Mary’s Church. Depois dessa visita a pontos turísticos e de vagar um pouco pelas ruas, ele almoçará no The George.
Durante a tarde, o Roro vai ocupar o tempo livre com algumas sugestões pra conhecer: andar pelo The Mint, visitar a Rye Pottery, o Rye Heritage Centre, comer um bolo e tomar um café na Edith’s House, um lugar super dog-friendly que o Lupin iria amar ou caminhar até a Rye Harbour Nature Reserve pela Harbour Road.
Pegando o trem de volta a Hastings, a janta vai ser no The Crown, e depois vai rolar uma super noite de folk music ao vivo no The Stag. Me gusta! ❤️
🐵 10/8 | QUARTA 🌈
O dia começa indo pra Kent pra visitar a vinícola Biddenden Vineyard em um tour guiado com degustação e o Castelo de Sissinhurst e seus jardins, que tem conexões (ainda secretas) com o mundo LGBT. 😛 Só quando o Rodrigo voltar, saberemos! O almoço é na Milk House. Depois da digestão, é hora de conhecer o Hever Castle, que tem até um labirinto aquático! Nesse castelo, fica um luxuoso B&B: Hever Castle Luxury B&B. É muito luxo, cara!
A janta não será menos ilustre! Vai ser no lendário pub inglês The King Henry VIII. Cheio de histórias, o prédio data de 1647 e o pub ocupa o espaço desde 1597! 😲
🐵 11/8 | QUINTA 🌈
De Kent, o grupo vai pro Highclere Castle, que é também conhecido por Downton Abbey mundialmente, no seriado de mesmo nome! Incrível, né?
Depois de explorar essa casa vitoriana, vamos cruzar a fronteira para o País de Gales, passando pelo Brecon Beacons National Park. Primeiro, paramos no Wye Valley, que é um vale entre os dois países e que é protegido como Area of Outstanding Natural Beauty (“Área de Beleza Natural Lacradora”, na minha tradução muito livre). Foi também ali que nasceu o turismo britânico e às margens do rio Wye, fica a Tintern Abbey, uma abadia de data de 1131! 😱
Sugestão de almoço: The Anchor Pub ou The Boat Inn, bem na fronteira. Vamos passar pelo pub mais antigo do País de Gales, The Skirid Inn, onde Owain Glyndwr (a versão galesa de Coração Valente) reuniu suas tropas pouco antes de vencer a Inglaterra na Batalha de Pontrilas e depois, chegar à vila Llanvihangel-Crucorny.
Seguiremos pela The Gospel Pass, uma rota cênica que passa em uma igrejinha em Partrishow, por The Llantony Priory e pela capela Capel-y-Ffin, antes de chegar no Hotel Foyles of Glasbury. É só hotel 5⭐, gente!
🐵 12/8 | SEXTA 🌈
Rodrigo vai conhecer a encantadora cidadezinha de Hay-on-Wye, reconhecida pelos seus vários livros e livrarias. Tudo é livraria, o corpo de bombeiros, o cinema, o castelo… Seguimos para o National Park e depois pra Cardiff, onde o vai rolar um walking tour pelo centro cívico, incluindo a Universidade de Cardiff, o Temple of Peace e o Welsh National War Memorial. O prédio seguinte é o National Gallery and Museums of Wales e depois, finalmente, o Castelo de Cardiff, (já fui em 2010 veja aqui).
Tempo livre na Queen Street, a principal rua de compras da cidade, e ali fica a Spillers Records, a loja de discos mais antiga do mundo! No roteiro do dia tem ainda o Cardiff Market, Coffee Barker e Petigrew’s Tea Rooms. A janta será no The Dock, na famosa Cardiff Bay, a baía da cidade.
À noite, o Roro vai conhecer a cena gay de Cardiff, concentrada entre as ruas Charles Street e Churchill Way e a The Pride Street Party, que dá o pontapé inicial à Parada é nessa noite. Os lugares sugeridos pra curtir a noitada são The Golden Cross, Mary’s, WOW Bar, The Kings, Pulse, Minsky’s Showbar e The Eagle antes de ir dormir no Hilton Hotel Cardiff, bem de frente pro Castelo e pertinho de onde rola a Parada.
🐵 13/8 | SÁBADO 🌈
Dia da Parada LGBT de Cardiff, ou Pride Cymru, também conhecida como Cardiff Mardi Gras. É um dos maiores eventos LGBT do Reino Unido e rola dos terrenos do Castelo, cara! Olha esse vídeo de como foi a Parada de 2014 e o vídeo promocional de 2016.
A festa se divide entre a Pride Parade e a série de apresentações na Party in the Parc até tarde. Depois do jantar em algum lugar ali perto, haja fôlego para o Rodrigo, pra aguentar curtir as After Pride Events. Mas aguenta aí porque as primatas bis daqui contam com você! 😛 O principal evento será um show do lado de fora do Bar Pulse e vai ter inclusive festa da espuma até 6h da manhã!
🐵 14/8 | DOMINGO 🌈
Manhã livre curra ressaca! Porque, né? Mas na hora do almoço, Rodrigo já vai encontrar o grupo na Cardiff Bay pra almoçar e explorar a área. Ali ficam o Wales Millennium Centre, o Senedd (Parlamento Galês) e a Norwegian Church, onde o autor galês Roald Dahl foi batizado.
A última atividade do roteiro é uma pra qual o Roro tá bem ansioso: Dr Who Experience, uma atração baseada no seriado britânico da BBC. Mas depois disso, é hora de voltar! Chega de mordomia, né, Rodrigo? 😛
Ufa! Que viagem! Mas é aí que vem a hora em que ele e eu (que não vou aproveitar a parte boa, sabe…🙄) vamos trabalhar pacas pra trazer todo esse conteúdo pra vocês da melhor maneira possível! 🙂
Bora viajar?
>> Acompanhe o Viagem Primata no Instagram, Snapchat (👻rafaleick), Facebook e Twitter.
Tem alguma outra dica sobre a Inglaterra, País de Gales ou a campanha Love is GREAT? Deixe nos comentários pra ajudar outros viajantes!
1 Comentário
Pokémon GO faz pessoas turistarem pelo mundo | Viagem Primata Viagem Primata
26 de agosto de 2016 às 00:57[…] cobrir a campanha Love is GREAT pra mim em nome do Viagem Primata e do Viaja Bi! agora em agosto (entenda aqui), uma das cidades que ele passou foi Brighton, na costa sul da Inglaterra. E ele fez um vídeo pro […]