Se você já superou a humilhação de 7×1 que a Seleção Brasileira amargou da Alemanha nas semifinais da Copa do Mundo do Brasil de 2014, parabéns! Se ainda não, esta é a chance.
Não foram só os alemães que se encantaram com nosso país. Quando visitei Berlim, na Alemanha, fiquei encantado pela cidade e elegi a cidade como minha preferida na Europa.
E lá, fiquei num dos hostels mais legais que conheci. O Citystay Hostel Berlin Mitte tem um clima descontraído, fica super bem localizado, não é caro e tem uma área de convivência ampla com um bar aberto ao público, mas que não deixa que o barulho chegue aos quartos.
Foi um dos hostels mais legais que já fiquei viajando e que despertou minha vontade (junto com o Abigail’s Hostel em Dublin) de abrir um hostel no Brasil no futuro. Confira o review depois do pulo.
LOCALIZAÇÃO
Provavelmente a melhor coisa sobre esse hostel. Fica no bairro Mitte, na travessa de uma das ruas que formam o quadrilátero da praça Alexanderplatz, onde fica aquela torre de TV de 365m de altura que é a construção mais alta de Berlim. Ali também é um ponto ótimo pra locomoção por transporte público com diversas linhas de trem (inclusive internacionais), ônibus, trams (bondes) e metrô. Ou seja, tem todo tipo de tranporte, mas você não vai precisar de nenhum deles, dá pra fazer tudo a pé! E ali perto também fica o Hackescher Markt.
AGREGADOS DO BEM
Eles contam com aluguel de bicicleta, para os que não quiserem cansar os pézinhos só caminhando pela cidade e tem recepção 24h.
LIMPEZA
Não deixou a desejar nesse quesito também. Apesar de ter um ambiente bem jovem, não era um ambiente de bagunça ou sujeira. Bom, ganhou o prêmio de “Melhor Limpeza” do Hostelbookers, pela avaliação dos usuários. Isso significa alguma coisa, não?
INTERNET
Posso falar que não lembro? Aproveitei bastante os dias que fiquei na cidade e fiquei pouco tempo buscando Internet no hostel. Mas o que eles divulgam hoje é WiFi nas áreas comuns. Realmente não lembro se nos quartos tinha Internet, sorry! E eles tinham também, computadores com acesso a internet disponíveis para os hóspedes, mediante pagamento de taxa.
TOMADAS
Bom, na época, eu tinha menos preocupação com isso porque meu telefone não era um iPhone, então a bateria durava muito mais. =P
Mas se eu não lembro de ter problema com isso, conto como um ponto positivo!
Pelo menos para os quartos coletivos, o banheiro é coletivo, nos corredores. Como o prédio é antigo (data do século 19) e bem espaçoso, me pareceu que eles transformaram um banheirão em diversos banheiros menores, o que foi uma boa ideia pra garantir mais circulação.
QUARTOS
Fiquei hospedado no dormitório coletivo e o quarto era bem grandão mesmo! Cabiam os beliches e ainda sobrava um espaço considerável no meio. Além disso, tinha um janelão, que dava pra rua e se olhássemos meio de lado, dava pra ver a Alexanderplatz (ou só Alex, para os alemães).
ÁREA COMUM
A principal área comum é o bar do hostel, que fica aberto 24h. E é ali onde muita gente se encontra à noite, e durante o dia também. Na frente do hostel, eles ainda tem uns bancos pra curtir a cerveja ao ar livre no verão. Ali, logo na frente da recepção, ficam alguns espaços de descanso de uso comum também com sofás e os computadores. O destaque fica para o pátio interno, com mesas que permite a socialização por ali. No lobby, de vez em quando, eles ainda tem apresentações musicais.
ATENDIMENTO
Esse foi nota 10. Lembro de toda vez que precisei conversar com eles, fui extremamente bem atendido por pessoas simpáticas. Além disso, ainda te ajudam com suas dúvidas. Hoje estou estudando alemão, mas na época não tinha a mínima ideia do que significava aquelas letras todas juntas numa formação esquisita e com um som indecifrável. Mas perguntei pra recepcionista o que era aquela palavrinha que eles ficavam repetindo a cada estação de metrô e depois que reproduzi o som que entendi da palavra links, ela me explicou que era esquerda, o lado que a porta iria abrir. Simples assim!
NÍVEL DE BARULHO
Nos quartos, nada! Nem por estar no quarto de cara pra rua, que é uma pequena travessa, perto de uma das principais praças da cidade, tive esse problema. E lá dentro, o barulho se concentrava mais no térreo, onde fica o bar, a recepção e o lobby. Mas mesmo lá, não achei nada demais no barulho não.
HÓSPEDES
Pelo que me lembro, a maioria ali era jovem e mochileiro, assim como eu e meu ex. Mas há espaço pra todo mundo. Crianças que dividirem a cama com seus pais ou dormirem nas camas especiais de crianças, até os 7 anos, dormem de graça e entre 7 e 14 tem desconto de 50% na estadia (lembrando que isso vale para os quartos privativos).
EXTRA EXTRA
Como medida de segurança, o cartão de cada hóspede dá acesso somente ao seu andar e ao seu quarto, e todas as portas do hostel são monitoradas por câmeras de segurança.
UHUUUL E BLEARGH
Acho que meu uhuuul vai para o conjunto da obra, mesmo. O ambiente como um todo me conquistou. E não consigo lembrar de nenhum bleargh não.
E AÍ? VALE A PENA
Super vale! Bom, só de dizer que o Citystay Hostel Berlin Mitte foi uma das minhas principais inspirações de abrir um hostel próprio, acho que já diz alguma coisa sobre o que achei, né? O conjunto da obra vale super a pena!
FOTOS
*Fotos retiradas da Internet, na época não tirei nenhuma do hostel
CITYSTAY HOSTEL BERLIN MITTE
Endereço: Rosenstraße 16, 10178, Mitte, Berlim
Reserve sua hospedagem no Citystay Hostel Berlin Mitte
*A cada reserva no Booking.com feita através dos nossos links e banners, o site repassa uma porcentagem da parte que eles ganham pro blog. Você não gasta nada a mais com isso.
Assine nossa newsletter (aqui na lateral direita do blog) e acompanhe as novidades também no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+. Confira mais fotos na nossa fanpage ou no Flickr e comente pra que o blog esteja sempre ativo.
É gostoso ouvir opiniões e sugestões!
Deixe um comentário