Nos últimos anos, o número de pessoas que optam por alugar carro nos EUA vem crescendo bastante, porque não é segredo pra ninguém que, para poder cumprir com todo o plano de viagem às principais cidades americanas, ter um veículo à disposição é fundamental.
As grandes metrópoles para onde os turistas costumam passear quando viajam à terra do Tio Sam, apesar de seu tamanho e do grande apelo turístico que possuem, podem não oferecer um transporte público pensado para atender aos turistas e andar de táxi nestas mesmas cidades pode sair muito caro. Pensando nisso, veja tudo o que é necessário saber na hora de alugar carro nos EUA.

Vista de Downtown Los Angeles do Hollywood Hills com destaque para a Interstate 101 – Foto: Sarah Fields Photography – ShutterStock
Economize ao alugar carro nos EUA
Já começamos falando sobre economia, afinal, não adianta ter um bom serviço se for muito caro. Pensando nisso, a primeira dica é reservar online e com a maior antecedência possível. Quanto mais próxima à data da viagem, mais caro será alugar um carro.
Outra informação bastante relevante é a importância da utilização de sites comparadores de preço. Através destes “metabuscadores” é possível ver o preço oferecido por cada locadora, por um mesmo carro, sob as mesmas condições. Abaixo, você encontra alguns sites comparadores de preços de aluguel de carros, com boa reputação no site TrustPilot (em que os usuários avaliam, através de resenhas, a qualidade de serviços online).



Escolhendo o carro ideal
Na hora de escolher o veículo, três fatores devem ser considerados: número de passageiros, quantidade de bagagens e os percursos programados. Considerando que os brasileiros que visitam os Estados Unidos costumam fazer muitas compras, vale considerar que para quem viaja sozinho ou com uma família pequena, um modelo econômico, compacto ou mid-size irá atender perfeitamente à demanda.
Já para uma família grande, um veículo mais espaçoso como um SUV ou uma minivan será mais apropriado. Caso o turista pretenda viajar de uma cidade à outra (o que é muito comum), um carro mais potente é uma boa opção, já que os limites de velocidades nas autopistas americanas são bem maiores que os daqui do Brasil, além das estradas que são largas e muito bem pavimentadas.
Documentos necessários
Para alugar carro nos EUA, a (pequena) lista de documentos necessários é:
- Passaporte
- Cartão de crédito
- CNH (qualquer categoria)
Nos Estados Unidos, sua carteira de motorista categoria B lhe servirá para dirigir qualquer veículo de aluguel, mesmo que você precise reservar uma minivan de 7 lugares, por exemplo. O estado da Geórgia é o único que exige a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Se você deseja conhecer Atlanta (a capital deste estado), acesse o site do DETRAN e solicite este documento.
No momento da retirada do veículo, serão bloqueados US$200 (duzentos dólares) de seu limite de crédito, como garantia. No momento em que você o devolver, este limite será liberado.
Pedágios nos Estados Unidos
Normalmente, os carros de aluguel nos Estados Unidos já vêm com o sistema de cobrança automática de pedágios instalado, no entanto, é bom confirmar ao momento de retirá-lo no balcão da locadora escolhida.
Este sistema permite que, ao momento de passar por um pedágio, o motorista não precise parar, já que este dispositivo irá registrar, automaticamente, o pedágio e a cobrança será feita na seguinte fatura do seu cartão de crédito. Caso o motorista não disponha deste recurso, o pagamento terá de ser feito em dinheiro.
Seguros

Vista aérea de pôr-do-sol sobre estradas em Orlando, Flórida – Foto: Javier Cruz Acosta – ShutterStock
Para o serviço de alugar carro nos EUA, existem vários tipos de seguros, sendo um deles obrigatório, o CDW/LDW (Collision Damage Waiver/Loss Damage Waiver), que isenta o motorista de todos os custos causados por acidente, dano ou roubo do veículo. Este seguro obrigatório costuma já vir incluído na reserva, embora se recomenda confirmá-lo.
O seguro SLI (Supplemental Liability Insurance), embora não seja obrigatório, é bastante importante. Trata-se de um seguro de responsabilidade civil que assegura, em até US$1.000.000,00 (um milhão de dólares), danos provados a terceiros. Há casos em que este seguro também já está incluído na reserva.
Reserva One-Way

Vista de MacArthur Causeway com Miami Downtown ao fundo, na Flórida – Foto: Ramunas Bruzas – ShutterStock
Para quem deseja o serviço de retirar o carro em uma cidade e entregá-lo em outra, esta opção (One-Way) deve ser solicitada no ato da reserva porque é necessário que a agência escolhida tenha unidades nas duas cidades. Para quem incluiu mais de uma cidade no roteiro da viagem, poderá desfrutar as paisagens das autoestradas americanas no melhor estilo road trip.
Esperamos haver esclarecido estas que são as dúvidas mais frequentes entre as pessoas que pensam em alugar carro nos EUA. Caso ainda exista alguma dúvida sobre temas abordados neste post ou não, não deixe de entrar em contato com a página comparadora escolhida.
Publieditorial – Texto de responsabilidade do anunciante.
2 Comentários
Fernando
1 de dezembro de 2019 às 13:21Olá a todos
A informação do pedágio é extremante útil. Já tive problemas por isso, por falta de informação antes de viajar. Parabéns pelo artigo.
Rafael Leick
6 de dezembro de 2019 às 01:48Obrigado, Fernando. 😉