Eu amo fotografia. E, navegando na Internet, me deparei com fotos incríveis, tiradas lá do céu, mais especificamente do cockpit de voos comerciais. Christiaan van Heijst é piloto de avião em voos comerciais há muitos anos e começou a adquirir um gosto pela fotografia quando se seu conta de que a visão que ele tinha lá de cima era privilegiada.
Foi melhorando, comprando câmeras melhores e hoje suas fotos aéreas impressionantes estão ganhando o mundo. Eu encontrei essas fotos, junto com uma entrevista com o piloto, no blog da companhia aérea holandesa KLM, feita por Rogier Reker e, além das imagens, resolvi trazer pra vocês a tradução da entrevista (leia aqui a versão original).
São fotos incríveis e vale a pena conhecer mais do trabalho desse cara. Vamos ficar de olho. 👀
✈️ Entrevista com Christiaan van Heijst: um trabalho com uma bela vista 📷
De acordo com sua página no Facebook, você é “um viajante, piloto de avião, aventureiro e admirador de luz natural”. Quem é o verdadeiro Christiaan?
Sou um piloto apaixonado. E sou um fotógrafo, que tira a maioria de suas fotos do cockpit. As vistas panorâmicas do alto do céu me fascinam desde que eu voei para os Estados Unidos com meus pais aos 4 anos. Voar é mágico, parece quase irreal, por causa das cores, luz e perspectiva infinita. Eu tento capturar essa mágica nas minhas fotos.

Boeing 747 com o pôr do sol pintando seu rastro de inversão de laranja vivo – Foto: Christiaan van Heijst
O que veio primeiro: o Christiaan fotógrafo ou o Christiaan piloto?
Sou um piloto antes de mais nada. Quando eu terminei meu treinamento e consegui meu primeiro emprego como piloto, eu levava minha câmera comigo em todos os meus voos, porque eu queria mostrar pra todo mundo em casa a beleza que eu experimentava a bordo. Depois acabei trocando aquela câmera pequena por uma mais profissional quando eu estava fazendo vários voos sobre a África. Me dei conta de que eu tinha uma perspectiva única em várias partes do mundo. A realização cresceu quando comecei a voar no Afeganistão. A paisagem misteriosa e irregular, as inspiradoras montanhas Hindu Kush, as pistas de pouso de cascalho com crateras de bombas – aquelas são realmente imagens para um livro de aventura. Eu queria capturá-las para compartilhar com os outros, que provavelmente nunca terão a chance de vê-las. Foi assim que as minhas fotografia de alto voo se tornou um hobby e depois uma paixão.
Você tem esse dom natural ou são somente cliques de sorte?
Não tenho certeza se tenho o dom. O fato é que eu sempre fui fascinado por luz e composição. Hoje em dia, depois de anos tentando capturar panoramas e paisagens de luz, eu consigo ver de imediato se alguma coisa vale a foto. É uma combinação de experiência, conhecimento da câmera e desenvolvimento de um olho treinado. Seja o sol baixo, a aurora boreal, o jogo de sombra ou o luar suave e prateado, é sempre um desafio capturar luz natural. Mas se eu tiver sucesso e conseguir transmitir emoção com a minha imagem, então a foto é um sucesso, na minha opinião.

Aurora Boreal em algum lugar sobre o Oceano Ártico entre o Alaska e o Pólo Norte que durou 7.5h, refletindo no gelo e nas nuvens – Foto: Christiaan van Heijst
Que câmera você leva com você quando você voa? E você já fez algum desvio de rota para conseguir uma boa foto?
Eu só tiro fotos se há tempo e espaço pra isso. Meu trabalho como piloto e as demandas do voo tem prioridade absoluta. Fotografia vem num segundo lugar distante. Em resumo, fazer um desvio de rota não é uma opção. Durante voos de longa distância, há 3 ou 4 pilotos a bordo. Isso dá uma chance pra todo mundo descansar um pouco. Enquanto meus colegas estão voando, eu tenho tempo para tirar fotos. Eu sempre tenho minha câmera full frame Nikon D800 e várias lentes na minha bagagem de mão, que é bem pesada, mas eu sempre tenho ela comigo no cockpit.

Boeing 747 decola de uma pista com neve no Alaska com o sol se espreitando entre as nuvens, transformando a neve em pó dourado – Foto: Christiaan van Heijst
Como você lida com a turbulência quando está fotografando em voo?
Posso apostar que, seguramente, a aeronave vai começar a tremer assim que eu quiser tirar uma foto à noite. Como se alguém estivesse brincando comigo. Eu uso um disparador mais lento para cliques noturnos, por isso é tão importante que o avião esteja estável. O menor dos solavancos vai estragar a foto. Eu faço de dez a vinte fotos em sucessão rápida à noite, o que geralmente garante que uma delas está em foco.

Núcleo Galáctico da Via Láctea visível, a olho nu parece uma faixa clara, com a foto certa, todo show de luz fica visível – Foto: Christiaan van Heijst
Raios e trovões – não, ou sim, em relação à fotografia?
Como piloto, tenho um imenso respeito por grandes tempestades e montanhas. Eu sei que tipo de forças elas podem desencadear e o que podem fazer a uma aeronave. Por isso nós as evitamos, se possível. Ao mesmo tempo, é incrivelmente impressionante assistir o show de luzes constantes de uma tempestade em uma altitude de cruzeiro. O puro espetáculo disso é que todos se calam, até os colegas mais falantes. A beleza da natureza e voar são contrabalanceados com um lado mais obscuro. Talvez seja por isso que eu goste tanto de retratar do céu o nosso ambiente natural.

St Elmo’s Fire, as faíscas praticamente inofensivas que saem de um avião com carga estática roxa/rosa numa tempestade – Foto: Christiaan van Heijst
Tem algumas imagens que você não conseguiu capturar, mas não saem da sua cabeça?
Nesses 12 anos que estou voando, eu vi quase tudo que tinha pra se ver no céu e fotografei. Uma das poucas coisas que você não consegue capturar são os muitos milhões de fogos de artifício soltados na China durante as comemorações de Ano Novo. No ano passado sobrevoamos a China à meia-noite. Estava incomumente limpo e sem nuvens. Por duas horas, nós vimos milhões de flashes de luz em solo. Eles são tão pequenos que você não consegue fotografá-los e realmente não se pode capturar a parte mais impressionante da apresentação, que são esses flashes piscando intermitentemente. Mas isso faz do momento ainda mais especial.
Qual é sua foto dos sonhos?
Uma das coisas que eu realmente gosto de fotografar são sprites, também conhecidos como anões vermelhos ou elfos. É um fenômeno relativamente desconhecido e esquivo causado pelas descargas elétricas vermelhas nas camadas mais altas da atmosfera acima das tempestades ativas. Esses sprites só tem regularmente fotografados nos anos recentes, de lugares como a Estação Espacial Internacional. Eu nunca nem os vi, mas capturar eles virou algo como o Santo Graal pra mim.
Você tem dicas para conseguir grandes fotos? Ou precisamos de nossa licença para pilotar antes?
Curta seu voo! Abra o disparador e dê uma boa olhada para as nuvens, a vista e as montanhas que vê. O mundo é magnífico. E quando você olha pra cima, do solo, tente imaginar que tem alguém lá em cima com uma visão totalmente diferente da paisagem da Terra. Isso ajuda a por muitas coisas em perspectiva, para perceber que há diferentes lados em cada história e em cada foto.
Todo mundo quer virar piloto de avião, mas o que você quer ser quando crescer?
Eu na verdade quero ser só o Christiann. Talvez com uma câmera um pouquinho melhor. E deveria ser legal visitar o destino definitivo: a Lua. É importante sempre continuar sonhando.
Legal a entrevista, né?
O Christiann lançou, junto com Daan Krans, o site Amazing Aviation. Se você quiser ver mais do trabalho do Christiann, acesse o site dele.
E, por falar em avião, agora o blog é também afiliado da KLM, então se você for comprar passagem pela companhia, manda ver por esse link aqui. 🙂
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