Está rolando (e eu tô atrasado, como sempre) a Blogagem Coletiva #Meus7Links, que a Claudia, do Aprendiz de Viajante importou pro Brasil. Aproveito o clima de fim de ano pra fazer essa “retrospectiva”.
Fui convidado a participar pelos parceiros Pra Ver Em Londres e Roteiros da Lu.
Então vamos lá, tenho que selecionar 7 posts da história do meu blog dentro de 7 “categorias”. Depois nomeio 7 outros blogueiros pra participar. Pra ver as regras todas, vai pra lá ó. Acho que não vai ser tão fácil, pois o The Way não nasceu como um blog de viagens, era só um “diário de bordo” pra família acompanhar meu intercâmbio (isso me lembra que tenho que trocar o layout logo), mas ‘bora lá!
1. Seu post mais bonito
“Caminhada pra Westminster em fotos”
Eu acho que as fotos mais legais e bonitas que tirei do Parlamento Inglês no tempo que morei lá foram nessa noite. Tem vários posts que tem lugares maravilhosos, mas esse tem um gostinho especial pra mim. Esse post nos inspirou também a continuar tirando fotos bem legais, até mesmo fazendo uma saída só pra fazer fotos. Voltei da Europa com mais de 70Gb de fotos e vídeos. É mole?
2. Seu post mais popular
“Elenco de Harry Potter na HMV Oxford Street”
Iria rolar o lançamento de um Blu-Ray da série Harry Potter. Alguns atores estariam presentes. Como bom fã eu fui, comprei o DVD, tietei e montei um post de fã bobo pra contar como tinha sido uma experiência surreal ver a Luna de perto. A partir desse post, o site ScarPotter me convidou pra escrever o blog Plataforma 9 e 3/4, que se eu tivesse tido mais tempo pra postar nele, teria sido uma ideia formidável. Hoje ele é mantido por outras pessoas, só mantenho o Twitter @9e3quartos. Mesmo assim, o assunto trouxe muitos visitantes novos pro The Way e acabou aparecendo outras vezes (não acho ruim, porque né? Fã!).
3. Seu post que gerou mais discussão/controvérsia
“Roteiro de Viagem: Paris (dia 2)”
Como o The Way era mais diário do que blog de viagens (vê-se pela divisão monótona e gigantesca dos posts), não houveram muitas controvérsias, então selecionei um post controverso. Viagem a Paris, passando por vários monumentos, com imagens belíssimas, mas com franceses bem mal-educados o que contribuiu e mostrou um pouco da minha aversão a Paris. Mas gostei da forma que escrevi o post e relendo achei que a melhor parte nem sobre Paris era de fato. Eu falava sobre a Publicidade inglesa depois de elogiar (!) a criatividade francesa em uma ação específica: “Aqui em Londres eles são muito ruins! Vi na TV uma propaganda do absorvente Always onde numa animação 3D um absorvente montava num touro mecânico. Minha flatmate italiana entrou em choque e em crise de riso, e disse que se sentiu violentada pelo comercial… Enfim, coisa de inglês!”. Bizarro, né?
4. O post que ajudou/ajuda mais gente
“Harry Potter e a Páscoa em Buenos Aires”
Eu não tinha nem saído pro meu intercâmbio ainda. Num post falando sobre uma futura gravação do último filme do Harry Potter (que me rendeu outros posts depois), usei minha não-habilidade como blogueiro na época e sem motivo algum, mudei de assunto no mesmo post e coloquei uma série de vídeos que juntos contam minha viagem pra Buenos Aires em 2008. E através desses vídeos, recebi e-mails, algumas pessoas me adicionaram em redes sociais, só pra poder pegar algumas dicas sobre a capital portenha. Não é, obviamente, um trabalho digno do Pra Ver Em Buenos Aires, mas tá valendo, vai. Um desses casos, me deu feedback e virou post aqui também da Mariana como Viajante Convidada.
5. O post que o sucesso te surpreendeu
“Bagunça no museu de cera Madame Tussauds”
Esse post conseguiu a proeza de passar o post sobre a Plataforma 9 e 3/4 (nove e meia pros brasileiros), na estação King’s Cross. É especial porque foi quando recebi visita de uma grande amiga minha (com a irmã que também é minha amiga e uma colega delas) em Londres e fomos fazer uma farra no Madame Tussauds. Apesar de na hora de colocar as fotos termos selecionados só nossas, todas as fotos e essa visita me lembram ela. A gente riu bastante mas me frustrei. Poderia ter tido ainda mais visitas se a estátua de cera do Daniel Radcliffe já estivesse pronta!
Mas na real, o post que mais bombou mesmo (em termos estatísticos) é do meu pré-viagem e nada tem a ver com viagens, mas um nome famoso, um termo polêmico e fãs ávidos com Google na mão fizeram isso: Junior Lima vestiu a bandeira e deu motivo para “ser” gay. Até hoje é o post mais lido do blog. Que triste! =P
6. O post que não recebeu a atenção que deveria
“Viagem: Ibiza, Espanha”
Essa foi a primeira viagem que fizemos fora do intercâmbio e o post (provavelmente por ser bem longo) acabou passando batido pela maioria das pessoas. Na época, o Gabriel ainda escrevia pro blog também e esse foi dele. Mas tem tanta coisa legal dessa viagem que vale a pena ser compartilhada, que achei que devia resgatá-lo. Foi a primeira, então não tínhamos muita experiência com as viagens pela Europa. Também ocorreu de termos ido sem planejamento nenhum e fora de temporada pra uma cidade de baladas e que naquela época estava parecendo uma cidade fantasma. E como não tínhamos o compromisso de ir nos pontos turísticos mais importantes, nos demos tempo de explorar a cidade. E descobrimos lugares muito legais. Fora que o post tá bem-humorado (assim como o outro que considerei pra essa categoria, o Provações do Ano Novo).
7. O post que você tem mais orgulho
“Roteiro de Viagem: Roma (dia 2) – Coliseu”
Não sei se é o que me deu mais orgulho, mas com certeza marcou a transição do The Way pra blog de viagens, mostrando mais isoladamente os locais, falando dos lugares, etc.. Nos vídeos dá pra perceber que daquela vez eu consegui mesmo lembrar do que é falado no audio-guide e reproduzir tudo, com fluência. Além disso, é um lugar que adorei conhecer.
E agora indico pra continuar a brincadeira (difícil de achar quem não participou, visto que demorei tanto):
Pra Ver em Buenos Aires – @PraVerEmBsAs
Travel Forever – @travelforever
eLondres.com – @elondres_com
Dri Everywhere – @DriMiller
Turismochileiro – @turismochileiro
Page Not Found – @BlogPageNFound
Viajando com eles – @viajandocomeles
Deixe um comentário